Alexandra Van Riel Cimino - Personal Trainer, Academia, Fitness, Porto Alegre, RS

DICAS DE SAÚDE

- Alimentação Equilibrada no Esporte

            A estimulação física para desenvolvimento muscular é imprescindível no aumento do tamanho das fibras musculares, e a manutenção da definição dos músculos. A alimentação equilibrada é o apoio para o resultado esperado e ainda, o controle necessário na diminuição da camada de gordura subcutânea que cobre a musculatura. O exercício por si só estimula o crescimento muscular, mas sem uma alimentação adequada o resultado fica limitado. A alimentação saudável pode diminuir a camada adiposa do corpo, mas sozinha não estimula o fortalecimento e crescimento muscular. O exercício físico associado a um plano alimentar personalizado, além de remodelar o físico, irá lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida com longevidade.

Dicas Nutricionais:

* Nunca faça exercícios em jejum – O combustível necessário à atividade muscular é o carboidrato em forma de glicogênio, que permite a manutenção de trabalhos com carga (força).

* Forneça energia aos músculos - Alimente-se até uma hora antes do treinamento com alimentos ricos em carboidratos como pães, biscoitos d’água ou integrais, frutas, batatas, arroz, macarrão, barras energéticas  à base de carboidratos.

* Hidrate-se sempre – Durante os exercícios perdemos líquido pelo suor, ao mesmo tempo em que o músculo necessita de líquido em suas fibras.

* Reponha a energia gasta – Após os exercícios, principalmente os de grande intensidade, deve haver ingestão de alimentos até no máximo 2 horas. Coma carboidratos (pães, biscoitos, arroz,...) e proteínas: carnes, peixes, frango,leite, iogurtes, queijos magros,ovos,  leguminosas ( feijão, lentilha, ervilha),  embutidos magros (peito de peru).  

* Atenção para as proteínas – Os exercícios à base de força necessitam de quantidades maiores de proteínas. Mas sem exagero para não sobrecarregar a atividade renal. Não abuse a quantidade de proteínas diárias, siga a prescrição do seu plano alimentar.
 
* Cuidado para não engordar – As necessidades de carboidratos e proteínas estão adequadas ao tipo do seu exercício físico, porém não exagere e prefira as fontes magras, pois o excesso é armazenado como gordura mesmo que seja proteína ou carboidrato. Ex: evite carnes fritas, pastéis fritos, frituras, excesso de óleo na preparação do arroz, feijão, massas, saladas. Coma requeijão light, queijos brancos, embutidos magros, carnes magras. Evite creme de leite, nata, banha, chantilly, doces em excesso, salgados amanteigados e folhados.
                                                                           

Daniela Buttelli Szeckir – CRN2 2921
Contatos cel. 9849.3031

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