Alexandra Van Riel Cimino - Personal Trainer, Academia, Fitness, Porto Alegre, RS

DICAS DE SAÚDE

Corridas orientadas trazem benefícios à saúde

Fonte: Saúde/ Online

Na correria do dia-a-dia fica difícl reservar um tempinho para cuidar da saúde. As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde podem ser uma solução saudável para quem quer se exercitar com pouco tempo disponível. No entanto, se alguém que não pratique atividades físicas resolver sair do sedentarismo, é preciso respeitar o período de adaptação do corpo antes de exigir um pouco mais.

Daí a importância do planejamento e da orientação profissional adequada. É extremamente fundamental consultar um cardiologista antes do início das atividades e também consultar um professore de educação física especializado no assunto para a prescrição e planejamento adequado do treinamento.

A corrida, ou cooper, possui diversos benefícios à saúde. Assim como qualquer atividade física regular e orientada, a modalidade gera excelentes resultados. No entanto, a corrida oferece benefícios como a ajuda na circulação sangüínea e dos rins, reduzindo o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo. Sua prática também melhora o sono e aumenta os níveis de serotonina, combatendo assim a depressão e o estresse.

A alimentação tem que ser controlada antes, durante e após a prática do exercício. Alimentos ricos em carboidratos, duas horas antes, são importantes para manter a quantidade de glicose no sangue e obter a queima de gordura. Após o treino, frutas e sucos concentrados são os mais indicados. O importante é não se exercitar em jejum e, também, não demorar em fazer uma refeição completa após a atividade física.

As pessoas que possuem alterações fisiológicas, como diabetes e pressão alta, podem correr riscos na prática do esporte, caso a mesma ocorra sem uma orientação médica adequada. Nos casos de diabetes, o controle tem que começar na alimentação ou na administração de insulina, se necessário. Para aqueles que possuem pressão alta, a dica é realizar a atividade com baixa intensidade entre 50% e 60% da frenqüência cardíaca de reserva durante um tempo proposto de 30 minutos por dia, assim seu organismo irá obter respostas positivias relacionadas a pressão arterial, mas lembre-se que todo cuidado é pouco nunca exceda seus limites.

Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou algum tipo de esporte. Confira a seguir algumas dicas e sugestões de especialistas:

· Procurar um profissional ou academia com serviço especializado em corrida

· Consultar um cardiologista

· Traçar metas simples e ir aumentando a dificuldade com a evolução dos treinos

· Marcar a freqüência cardíaca para saber o grau de esforço a que está se submetendo

· Usar roupas e calçados apropriados para corrida

· Fazer alongamentos antes e depois da corrida

· Saber que correr é ter liberdade.

 

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